Compartilhar:

Hoje em dia é fundamental todos os tipos de negócios terem presença nas Redes Sociais. O público que acessa seu site tem contas em pelo menos uma ou duas plataformas sociais. Dado que mostra a necessidade de ter uma maneira integrada de engajar seu público e compreender seu comportamento. Mas, manter essa integração pode ser bastante trabalhoso.

Felizmente, os sites feitos em WordPress oferecem muitos plugins que podem te ajudar a integrar seu site e tornar mais simples o gerenciamento da sua presença nessas plataformas.

Plugins WordPress são ferramentas que oferecem funcionalidades para que cada usuário possa personalizar seu website WP e suas funções específicas.

Dependendo do plugin, você poderá fazer qualquer coisa, desde adicionar botões de compartilhamento às suas páginas, até publicar seu conteúdo automaticamente.

Neste artigo, falaremos sobre a importância do seu site estar integrado às Redes Sociais. Em seguida, você receberá 06 dicas de plugins úteis do WordPress para viabilizar e aumentar sua presença nas redes sociais.

Veja por que o seu site precisa estar integrado com redes sociais

Já chegaram aos bilhões de pessoas que possuem contas em uma ou mais plataformas de Rede Social. Além de ajudar você a acompanhar seus amigos, essas plataformas são um veículo fantástico para promover seu website. Se você fizer login no Facebook agora, provavelmente verá pelo menos um grande número de postagens com centenas e até milhares de curtidas e compartilhamentos na sua linha do tempo. Essas são as visualizações que o artigo do seu site poderia ter obtido, se alguém tivesse compartilhado uma informação, um artigo ou uma oferta nas mídias sociais.

Em outras palavras, a integração do site com essas plataformas oferecem canais adicionais para promover seu conteúdo e diversificar sua comunicação. Vamos analisar por que faz sentido concentrar algum esforço em usá-las:

  • Possibilita aos usuários uma maneira simples e prática de compartilhar seu conteúdo.
  • Atualmente, a maioria das plataformas de Rede Social inclui algum mecanismo de compartilhamento.
  • Isso permitirá que que sua audiência promova seu website gratuitamente.
  • Geralmente não custa nada para você implementar.
  • Você pode alcançar novos públicos.

Quando sua audiência compartilha seu conteúdo, ela insere a sua informação em novos subgrupos, que você sozinho nem imaginaria que existissem. Além disso, o ato de compartilhar é uma ação de confiança que pessoas dão e indiretamente dizem que vale a pena conferir seu sua informação – sabemos muito bem que há maior credibilidade quando outras pessoas falam bem do nosso produto ou serviço, pois é espontâneo e sincero.

É claro que não há necessidade de uma conta em todas as plataformas de Rede Social. É importante compreender quais as plataformas que você precisa estar, e principalmente onde você não precisa estar – isso vai te fazer economizar tempo.

Sites que se concentram em conteúdo escrito têm mais chances de encontrar seguidores usando o Twitter ou o Facebook, por exemplo. Por outro lado, se você está gerenciando um site de fotografia, concentrar seus esforços no Instagram e Pinterest é a escolha certa. Depois de analisar as melhores plataformas e ver quais são ideias para compartilhar o conteúdo do seu site, comece a trabalhar no aumento de quantidade de seguidores.

06 Ferramentas para integrar seu site com as Redes Sociais

Contas de redes sociais exigem esforços para serem gerenciadas. Você precisa postar novos conteúdos com frequência, interagir com seus seguidores e descobrir maneiras de manter seu público envolvido. Essas são essencialmente as mesmas tarefas necessárias para construir um site bem-sucedido, mas aplicadas de um modo diferente.

Temos muitas atividades no dia a dia e faz sentido automatizar as tarefas de gerenciamento o máximo possível, para que você tenha tempo de se concentrar em interações reais e melhorar suas estratégias. É aí que os plugins do WordPress são implacáveis!

Além disso, você ficará feliz em saber que fez uma ótima escolha tendo seu site em WordPress, pois todas as opções abaixo são para a maior plataforma de sites do mundo, o WordPress!

1. Revive Old Post

Revive Old Post é um plugin simples que permite compartilhar conteúdo antigo para suas contas de Rede Social. Por exemplo, você pode configurá-lo para compartilhar uma postagem diferente todos os dias e até especificar a mensagem que deseja incluir. Fala se não é show!!

O plug-in funciona tanto para o Facebook quanto para o Twitter e oferece a você uma maneira perfeita de estender a vida útil de suas postagens. Além disso, ajudará você a manter suas contas de Rede Social ativas com pouco esforço, já que você pode agendar novas publicações com bastante antecedência.

Principais Características:

  • Compartilhe automaticamente postagens de sua biblioteca no Twitter e / ou no Facebook.
  • Inclua mensagens personalizadas e hashtags para aumentar a visibilidade de suas postagens.
  • Acompanhar o desempenho de sua publicação – graças à integração do Google Analytics.
  • Determinar quais as categorias ou postagens específicas que serão compartilhadas.
  • Suporta vários serviços de encurtamento de URL, como bitly.

Se você escolher a versão premium disponível para o plugin, que suporta tipos de postagens personalizadas, imagens em destaque e compartilhamento de conteúdo no LinkedIn, a inclusão de imagens em destaque pode realmente ajudar a melhorar as taxas de cliques. Portanto, esse também é um diferencial a ser considerado, se quiser impulsionar ainda mais suas conversões.

2. Nelio Content

O plugin Nelio Content é um conjunto de gerenciamento de conteúdo completo que suporta várias plataformas de Rede Social. Permite criar e gerir um calendário editorial, otimizar o seu conteúdo e ainda promovê-lo através do Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e Instagram.

O calendário editorial é o coração deste plugin. Ele fornece uma maneira rápida e simples de supervisionar e agendar seu conteúdo, além de gerenciar vários autores (pra quem quer ter um gerenciamento de autores mais detalhado, #ficaadica!)  Além disso, o plugin toma emprestada uma página do Yoast SEO, quando se trata de otimização de conteúdo. Ele analisa cada artigo e fornece dicas rápidas sobre como melhorar sua capacidade de compartilhamento, o que é um ótimo auxilio!

Principais características:

  • Criar e gerenciar um calendário editorial.
  • Compartilhar seu conteúdo automaticamente no Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e Instagram.
  • Agendamento de mensagens de rede social personalizadas usando um recurso de linha do tempo.
  • Otimize seu conteúdo usando listas rápidas de dicas para cada postagem.

A única desvantagem de usar o Nelio Content é a exigência da criação de uma conta com sua própria plataforma para integrá-la ao WordPress. Ou seja, na versão de plano gratuito suporta apenas uma única conta para cada plataforma de Rede Social que mencionamos anteriormente, e definitivamente não faltam recursos. Se você estiver executando um blog WordPress de vários autores, esse plugin é uma ferramenta fantástica para ajudar você a manter tudo organizado. No entanto, pode ser “muita areia para caminhãozinho” em sites menores.

3. Social Media Auto Publish

Até agora falamos sobre plugins que oferecem funcionalidades abrangentes e mais “parrudas”. Mas, você pode estar procurando por uma solução mais enxuta, direta e menos complexa. O Social Media Auto Publish é mais simples e se concentra apenas em fazer o essencial. Ele permite que você automatize publicações para várias plataformas de Rede Social, diretamente do seu painel. Bora traduzir e simplificar:

O plugin simplifica o compartilhamento de conteúdo para o Facebook, Twitter e LinkedIn. Ele também permite que você filtre artigos de acordo com sua categoria e oferece suporte a tipos de postagem personalizada.

Principais características:

  • Compartilha automaticamente novas postagens no Facebook, Twitter e LinkedIn.
  • Anexa imagens em destaque às suas publicações nas redes sociais.
  • Personaliza diferentes tipos de formatos, dependendo das plataformas de Rede Social que você está segmentando.

Ao contrário do Revive Old Post, o Social Media Auto Publish foca no seu conteúdo mais recente. Isso o torna ideal para novos blogs ou websites que não querem compartilhar postagens desatualizadas. Além disso, este plugin fornece todas as opções necessárias para configurar a maneira como seu conteúdo aparece em cada plataforma de Rede Social. Não há uma versão premium disponível, pois todos tem acesso ao conjunto completo de recursos do plugin desde o início.

4. Social Count Plus

Existem alguns sites que costumam enfatizar o número de seguidores que suas contas têm nas redes sociais. Sim, isso é um ativo de influência social! Quanto maiores esses números, maior será sua influência e credibilidade que pode passar ao público. Afinal, se tem tantas pessoas o seguindo e curtindo, deve ser realmente bom e importante eu segui-lo também 😉

O Social Count Plus pode ajudar você a fazer isso, permitindo que você configure widgets no seu site exibindo quantos seguidores você tem. Suporta Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn, Pinterest e até mesmo o GitHub (entre outras plataformas). Agora, se você quiser ir além, ele também fornece as ferramentas necessárias para mostrar contagem de comentários para páginas de fãs específicas. O que é um detalhe importante para levantar análises sobre um nicho de fãs que atingimos, mas desconhecemos.

Widgets são pequenos aplicativos de interface gráfica do usuário (GUI), que incluem janelas, botões, menus, ícones, barras de rolagem, etc… para realizar tarefas específicas e facilitar a vida do usuário. Em sites feitos no WordPress, oswidgets geralmente ficam na barra lateral direita.

Principais características:

  • Mostra sua contagem de seguidores no Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn, Pinterest, GitHub, SoundCloud, Steam, Tumblr, Twitch, Twitter e Vimeo.
  • Exibe sua contagem de seguidores usando widgets ou códigos de acesso.

No que diz respeito aos plugins, este é muito simples. Ele suporta dez plataformas de Rede Social, por isso é um ajuste sólido para basicamente qualquer site. Além disso, fornece uma maneira rápida de vincular os usuários à essas respectivas contas e incentivá-los a se inscrever enquanto estiverem lá. Olha ai como aumentar o número de inscritos de maneira simples e automatizada! 🙂

5. OnePress Social Locker

O OnePress Social Locker é de longe o plugin mais original desta lista. Em vez de fornecer a você uma maneira de compartilhar seu conteúdo, ele ajuda a “bloquear” esse conteúdo por trás de uma espécie de paywall (método de restringir o acesso um conteúdo através de o pagamento de uma subscrição). Por exemplo, se você quiser compartilhar um e-book com seu público-alvo, peça para que ele refaça o tweet de uma postagem ou “Curta sua  página” para obter acesso. Olha que show de bola! Aumentando sua base de curtidas e seguidores nas redes sociais e liberando conteúdo rico para seu público ao mesmo tempo!

Essa é uma maneira eficiente de obter mais seguidores ou compartilhamentos para seu conteúdo. Mas, atenção! É o tipo de método que você precisa ter muito cuidado quando for usar. Geralmente as pessoas não gostam de serem forçadas a agir, por isso, você deve reservar essa estratégia para oferecer conteúdo realmente muito valioso e desejável. Olha o gatilho mental de necessidade!

Principais características:

  • Bloqueia o conteúdo específico usando um paywall de mídia social.
  • Integra seus artigos bloqueados de rede social com o Facebook, Twitter e Google+.

Se o seu site oferece downloads ou qualquer tipo de conteúdo que os visitantes considerem especialmente interessante, pode fazer sentido implementá-lo. Para obter melhores resultados, deixe claro o que você está oferecendo em troca das curtidas e compartilhamentos de seus visitantes, para que eles não fiquem desapontados. Transparência é importante nesse processo!

6. Social Media Metrics

Às vezes, a grande variedade de redes sociais dificulta o entendimento de qual a melhor para nosso negócio. Mesmo assim, é necessário descobrir uma maneira de reunir análises para cada uma delas. O Social Media Metrics resolve esse problema adicionando uma nova guia “Métricas sociais” ao seu painel. Olha que super dica para definir suas estratégias de rede social!

Dentro dele você encontrará informações sobre quantas visualizações e comentários seus compartilhamentos têm no Facebook, no Reddit, no LinkedIn, no Pinterest e no Google+ (entre outras). Além disso, o plugin inclui sua própria pontuação de métrica social que ajuda você a identificar suas postagens de melhor desempenho. Com essas informações, você pode escolher em quais plataformas de rede social aumentar sua presença e identificar os tópicos que apresentam bom desempenho em cada uma delas. Você vai conseguir entender o que engaja seu público e qual seu comportamento.

Principais características:

  • Acompanha o desempenho de suas postagens no Facebook, Reddit, LinkedIn, Pinterest e Google+ (entre outras plataformas).
  • Usa métricas exclusivas para descobrir quais postagens de mídia social são mais eficazes.

Esse plugin é um ajuste perfeito se você estiver usando outra ferramenta para ajudar a automatizar o post de rede social. Além disso, é muito amigável ao iniciante e fácil de configurar.

Conclusão

Embora a grande maioria de empresários ou donos de sites tratam as mídias sociais apenas como diversão e passa tempo, não enxergam como uma parte importante e se concentram quase que especificamente em seus sites, acreditando que estar na internet é o bastante. Essa é uma abordagem que acaba deixando muitas oportunidades e dinheiro $$ na mesa. As plataformas de rede social são incrivelmente influentes e se você colocar algum esforço em sua presença, elas podem ajudar seu site a se tornar mais popular e até uma referência no seu seguimento.

Você tem alguma dúvida sobre como integrar o WordPress com suas contas de rede social? Vamos falar sobre eles na seção de comentários abaixo!

Compartilhar: