A tecnologia está mudando nossas vidas e a cada dia ela muda a si própria. As pessoas comuns estão mudando as mídias tradicionais para digitais, se transformando em protagonistas ativos. Das antigas para as novas tendências e comportamentos, os profissionais de marketing, curiosos e simpatizantes precisam trabalhar com inovação, criando estratégias para ganhar força e compreender melhor o comportamento humano e novas necessidades. Ajudando a observar as tendências e planejar com antecedência as que vieram para ficar.
O tempo não para e, da mesma velocidade, o cenário do marketing digital continua evoluindo e com mais ferramentas. Vamos falar de 10 tendências de marketing digital que você pode esperar em 2019.
1- O crescimento de marketing influenciador (Digital Influencer) e programas de referência
É fato que compramos com mais confiança e nos sentimos mais à vontade para consumir quando temos uma referência segura e próxima de nossa realidade. Alguém que consegue se comunicar utilizando uma linguagem e mais natural que utilizamos no dia a dia. O consumo mudou e deixou de ser apenas um processo de “compre meu produto, porque ele é melhor”. Hoje é primordial estabelecer uma conexão verdadeira com quem está do outro lado.
De acordo com o relatório global de publicidade da Nielsen, 83% dos consumidores confiam nas recomendações de marca de pessoas que conhecem. Os consumidores contemporâneos depositam mais confiança em conteúdo respeitável e marketing boca-a-boca do que em anúncios tradicionais enlatados. As marcas estão percebendo cada vez mais o valor de desenvolver relacionamentos mais fortes com seus clientes para incentivar compartilhamentos, criar provas sociais positivas e verdadeiras, promovendo a defesa da marca e de seus serviços. Para tornar suas promoções mais relevantes e valiosas, as empresas devem investir mais em programas de referência, marketing de conteúdo e marketing de influência. As marcas aproveitarão clientes reais, funcionários e influenciadores autênticos para se conectarem com seu público-alvo. Um ótimo exemplo disso seria o modo como a Motorola lançou a Família Moto Z e o Moto Mods através dos influenciadores do YouTube.
Autenticidade é a palavra-chave!
2- Estratégia de distribuição de conteúdo para impulsionar o sucesso
O lugar ideal para alcançar o cliente é aquele onde ele está agora. Essa é uma afirmação que posso fazer sem rodeios e sem medo de ser feliz!
O home office (trabalho remoto) é uma realidade. Trabalhar pelo celular é uma realidade. A cantora Annita numa entrevista na hotmart explicou de maneira simples como gerencia sua equipe de mais de 70 pessoas (isso mesmo, + de setenta pessoas) pelo Whatsapp. Isso que é usar a tecnologia com eficiência e otimizar a operação!
Posto isto, não há como os profissionais e usuário comuns de marketing ficarem no comodismo de utilizar estratégias de distribuição passivas de seu conteúdo. Existe a necessidade de buscar a distribuição nos canais corretos, entender melhor onde a persona ideal de seu produto está. Seu conteúdo deve ser ativo e capitar a atenção do cliente.
Identificar onde seus compradores em potencial podem enxerga-lo será tão crucial quanto a criação de conteúdo. As marcas investirão mais tempo e esforço para identificar e publicar seu conteúdo em lugares onde seus clientes são mais ativos. Seu habitat natural.
3- Marketing digital através de dispositivos de voz
Praticidade é uma das principais características dos dispositivos móveis e até 2019, haverá mais de 67 milhões de dispositivos assistidos por voz apenas nos EUA. Segundo matéria do Link Estadão, o Brasil está entre os grandes consumidores de Smartphone do mundo com mais de um aparelho ativo por habitante. Isso traz novas oportunidades para os profissionais de marketing ampliarem suas campanhas. De acordo com a ComScore, em 2020, 50% de todas as pesquisas serão de voz. Com dispositivos como o Amazon Echo, você pode conferir as notícias, jogar, pedir pizzas e muito mais. À medida que os assistentes de IA, como o Siri, se tornam parte integrante de nossas vidas diárias, as empresas incluirão mais conteúdo baseado em dispositivos em sua estratégia de marketing digital. Hoje, quando fazemos anúncios no Google, Facebook ou Instagram (citando os maiores), há a opção de escolher qual o sistema operacional do aparelho, Android ou IOS.
Bora pensar galera!
4- A ascensão dos Chatbots
E se seu atendimento pudesse ser automatizado para atender 24h por dia e 07 dias na semana? E se esse se você pudesse mapear as dúvidas frequentes de seus clientes e criar um robô para responder e ir direcionando-os de acordo com suas escolhas? Sim, isso já é possível e se chama “Chatbot”
Chatbot é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. (Wikipédia)
Falando de assistentes inteligentes, num futuro próximo os chatbots estarão por toda parte e serão bastante comuns no atendimento. De acordo com um estudo da Oracle, 80% das empresas nos EUA já usam ou planejam implementar chatbots até 2020 – sabendo que a onda de lá sempre bate por aqui nas terras brasileiras com certo tempo de atraso, por aqui quem sair na frente, vai surfar na crista da onda.
Os Chatbots do futuro serão mais inteligentes e mais responsivos (que se adaptam bem ao Celular, Desktop e Tablet) também. Da automatização de tarefas repetitivas até a entrega de um ótimo atendimento ao cliente, os chatbots ajudarão as marcas a se comunicarem de maneira rápida e eficaz com os usuários.
5- Integração de mídias sociais com outros serviços
À medida que as caixas de entrada de e-mails ficam cheias de spam, as pessoas recorrem às plataformas de mídia social para obter informações sobre marcas e ofertas.
Quanto mais pessoas acessam as mídias sociais, mais faz sentido para as empresas investirem em marketing de mídia social. Plataformas como o Facebook continuarão a permitir a integração de seus serviços em aplicativos de terceiros. Isso facilitará a inscrição de novos usuários em websites e aplicativos.
As empresas devem ter mais cuidado com seus movimentos nas mídias sociais, pois os usuários têm mais controle sobre o tipo de conteúdo que desejam ver. Eles serão rápidos em punir você se você disser algo desagradável ou ficar forçando a amizade com ofertas indesejadas.
6- Mais Vídeos
Você sabia que Vídeos podem melhorar a conversão de campanhas em até 71% ? A crescente popularidade do conteúdo de vídeo continuará a crescer em 2019. Investir em conteúdo de vídeo também é bom para os negócios. As estatísticas indicam que 72% das empresas melhoraram sua taxa de conversão por meio de vídeos. O conteúdo de vídeo se tornará mais amigável para pesquisas e será parte integrante do marketing no YouTube, Facebook, Instagram e LinkedIn.
O que você verá em 2019:
- Transmissão ao vivo para divulgação personalizada,
- Demonstrações de produtos de vídeo,
- Vídeos de 360 graus e
- Mensagens de vídeo personalizadas de marcas.
Portanto, começar a pensar em vídeos é fundamental para acompanhar o que está rolando em 2019!
7- Mais conteúdo de realidade aumentada
Você sabe ou já ouviu falar de realidade aumentada (RA)? Segundo o Wikipédia,
“Designa-se realidade aumentada ou a integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através de uma câmera e com o uso de sensores de movimento como giroscópio e acelerômetro”
Ou seja, a partir de uma câmera de celular (principalmente) podemos ver desenhos tomar forma e movimentações. A revista Exame publicou em seu blog em 2016, uma matéria sobre campanhas de realidade aumentada. Desde lá, já existiam expectativas bem grandes em relação a essa nova possibilidade de comunicação.
Talvez o mundo ainda não esteja pronto para a realidade virtual, mas ela está aqui para ficar. Os profissionais de marketing incorporarão a RA em sua estratégia digital para oferecer experiências interativas e também como maneira de inovação na oferta de produtos e serviços. Campanhas de RA atraentes e informativas ajudarão as empresas a impulsionarem a notoriedade da marca em 2019. Por exemplo, a Pepsi usou o RA para executar anúncios criativos em um abrigo de ônibus em Londres. Isso torna a publicidade mais interessante, como podemos ver no vídeo abaixo:
8- Personalização
Regra nº 1 do atendimento ao cliente: Todo cliente é único.
Sim, falamos sobre identificação de persona, mas, ainda no mesmo caminho e um pouco mais além, existe o comportamento individual do consumidor no momento da compra. Isso se chama personalização de serviço.
Hoje o comportamento do consumidor pode ser rastreado. Podemos identificar quais os conteúdos mais acessados e entender o que ele está pedindo. Se você conhece ou já ouviu falar sobre Pixel do Facebook ou sobre o Google Analitycs, saberá do que estamos falando por aqui. A maneira como os clientes tomam sua decisão de compra é única. A melhor maneira de chamar a atenção de um comprador é personalizar as mensagens de marketing feitas sob medida para suas necessidades exclusivas. 2019 será o ano do marketing personalizado com mais estratégias focadas no cliente. Felizmente, a Inteligência Artificial (IA) tornará a personalização mais fácil para os profissionais de marketing e até para aqueles que não são profissionais da área. A análise baseada em IA permitirá que as marcas antecipem as necessidades dos clientes e ajudem na personalização de conteúdo, e-mails e ofertas.
9- Mais usuários de dispositivos móveis e marketing de micro momentos
Micro momentos no celular são aquelas olhadas marotas que fazemos no celular para ver uma notícia, uma informação específica ou mesmo uma curiosidade e esses momentos não levam mais que um ou dois minutos.
Em 2019, as pessoas continuarão a ser “fisgadas” em seus telefones. O americano médio já gasta perto de 3 horas, 35 minutos por dia em dispositivos móveis. Já no Brasil, segundo a reportagem do site da saude.abril.com.br, em 2016 o brasileiro já estava beirando a marca de 05 horas.
O Marketing em 2019 será essencialmente direcionado para dispositivos móveis. Embora seu uso continue a aumentar, a atenção e a paciência dos usuários móveis irão despencar. As decisões de compra acontecem rapidamente em micro momentos. Bombardeados com toneladas de conteúdo em telas diferentes, as pessoas rapidamente se afastam de conteúdos que não podem ser consumidos rapidamente. Isso significa que as marcas terão que trabalhar mais para serem notadas. Haverá mais foco em estratégias eficazes de marketing Micro-momentâneo para ganhar a atenção de usuários móveis exigentes e hiper conectados. No final, o elemento vencedor será a comunicação clara e precisa e que pode ser consumida rapidamente.
10-Mais esforços de marketing digital integrados
Como desenvolvedor de websites, atendo diversos tipos de clientes. Quase todos eles acreditam que Redes sociais e websites andam separadamente e 9 entre 10 não tem ideia da importância de integrar suas redes sociais com seu website como maneira estratégica para aumentar o tráfego do site.
O que está cada vez mais forte e intenso nos canais de alcance ao cliente é a estratégia Omnichannel. O Sebrae define essa estratégia na seguinte visão:
“Omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na convergência de todos os canais utilizados por uma empresa. Trata-se da possibilidade de fazer com que o consumidor não veja diferença entre o mundo online e o offline. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores”.
Para realmente alcançar os consumidores on-line, as marcas precisam envolvê-los em todos os canais digitais relevantes. O brasileiro médio interage com vários aplicativos, mecanismos de pesquisa e softwares. Com isso, torna-se necessário que as marcas interajam com os usuários em vários canais digitais para reduzir a rotatividade e otimizar o valor da vida útil do cliente, entendeu? Sim, fidelização é a chave do sucesso! As empresas continuarão a se concentrar nos esforços integrados de marketing digital.
Como as pessoas continuam aumentando seu tempo na internet, o investimento em marketing digital continuará a crescer. As estratégias de marketing em 2019 serão mais focadas no cliente, com tecnologia de IA e integradas.
O sucesso é algo belo, mas virá para aqueles que inovam rapidamente, se adaptam rapidamente e se diferenciam.
Muito Boa , tendencias!!
Se possível escrevam sobre Cashback e como isso poderia influenciar, positivamente a relação como Black Money.
Olá Nelson!
Agradecemos pelo retorno e também pela sugestão de conteúdo.
Todas as sugestões são anotadas e colocadas para serem trabalhadas num artigo.
abraços,
Hélio!