Confira as 05 principais ferramentas gratuitas de Marketing Digital para pequenas empresas

Embora haja uma infinidade ferramentas para utilizar e praticar o Marketing na internet para pequenas empresas, não é uma tarefa fácil como se imagina. E não importa se sua empresa ainda é pequena. Na verdade, a quantidade de informações disponíveis e a variedade de conceitos existentes acabam atrapalhando mais do que resolvem nossas necessidades.

Quando temos muitas informações além do necessário (overinformation) o que nos falta é clareza em saber por onde começar.

Nesse momento é importante seguir a regra do “Menos é Mais” e iniciar seus esforços no marketing digital pelas ferramentas básicas.

Listei apenas 05 ferramentas essenciais e gratuitas para quem está iniciando. Afinal, em todo início de negócio, seja ele grande ou pequeno, é importante poupar para as surpresas adversas.

1CanvaSempre surge a necessidade fazer um banner, um logo simples, um folder ou mesmo um simples cartaz de divulgação dos seus produtos e serviços. E por que não aprender a criar um banner gratuito, sem custos e gratuitamente? A ferramenta Canva (www.canva.com) é uma ótima oportunidade de fazer alguns serviços de imagem e até mais elaborados, dependendo da sua criativade.

2Trello: É um quadro virtual bastante prático para gerenciamento de tarefas, que segue o método “kanban”. Ele permite a criação de diversos quadros, nos quais podemos criar quantas colunas quisermos. Isso ajudará no acessar suas tarefas pelo celular e de qualquer lugar. Além de poder compartilhar e trabalhar as tarefas simultaneamente com outras pessoas. Confira trello.com

3. Google Formulários: É uma ferramenta muito útil, simples, prática, intuitiva e, o mais importante, de graça. Tudo isso e ao mesmo tempo avançada para quem desejar fazer formulários mais elaborados. Construa suas pesquisas, enquetes, colete opiniões, e-mails e informações de contato de forma simples e rápida. Acesse e veja mais pelo link: Google Formulários

4. Mailchimp: É uma plataforma de automação de marketing. Ela é uma das mais populares e é muito utilizada em funil de vendas e campanhas de marketing via e-mail. Ele vai te ajudar a criar uma campanha de e-mail marketing e também a interpretar os resultados e conseguir melhorá-los cada vez mais. Trabalhar de forma estratégia é focar nos resultados e melhores práticas para alcança-los. Veja mais em mailchimp.com

5. Google Trends: é uma ferramenta do Google que mostra os mais populares termos buscados em um passado recente. A ferramenta apresenta gráficos com a frequência em que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo, e em vários idiomas. Considerada uma grande

Existem dezenas de ferramentas gratuitas para fazer marketing digital e impulsionar suas vendas e seus negócios na internet. Mas, você não pode e nem terá tempo disponível para utilizar todas elas. É importante que você busque aquelas ferramentas que mais atendam as necessidades do seu negócio e tornem a gestão do seu negócio mais simples de ser realizada.

Se você gostou desse artigo, compartilhe e escreva sobre qual assunto de marketing você gostaria de ter mais informações. Se sua sugestão for escolhida, faremos uma dedicatória a você no próprio artigo 😉